Procure no Portal

my.FPV

Sobre a Federação Portuguesa de Vela

Vela na Trafaria 1927

 

Data do século XIX a primeira prova de vela, em Portugal, realizada no rio Tejo e impulsionada por oficiais da colónia britânica, em 1850.

Cinco anos depois viria, a ser criada por D. Pedro V, a Real Associação Naval, actual Associação Naval de Lisboa - o primeiro clube náutico da Península Ibérica. Em 1882, surge também o Real Clube Naval de Lisboa, hoje designado por Clube Naval de Lisboa. Os primeiros tempos da vela desportiva nacional foram assim marcados por um forte espírito amador, se bem que apoiado pela Casa Real e pelo Estado.

A crescente dinâmica na modalidade levaria a que, em 1927, fosse fundada a Federação Portuguesa de Vela, de modo a que Portugal pudesse entrar na organização internacional e olímpica de vela.

No ano seguinte, a FPV filia-se na IYRU - Internacional Yacht Racing Union, conhecida hoje como ISAF (International Sailing Federation).

A Federação Portuguesa de Vela é a entidade reconhecida como Autoridade Nacional à qual compete promover e dirigir técnica e disciplinarmente o desporto da Vela e representá-lo em Portugal e no estrangeiro.

0
0
0
s2smodern

:: Patrocinadores ::

:: Parceiros ::

:: Parceiros Media ::