Procure no Portal

my.FPV

Regulamento de Arbitragem

(Sub-menu Regulamentação Desportiva)

Documentação de Arbitragem

("mosaico" Arbitragem - página inicial)

Definições :: Abreviaturas

 A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z   Á   É 
ADOP

Autoridade Antidopagem de Portugal

Árbitros

Compreendem os Oficiais de Regata, os Juízes, os Umpires, os Medidores e osÁrbitros – compreendem os Oficiais de Regata, os Juízes, os Umpires, os Medidores e os Classificadores Funcionais que conduzem, julgam ou arbitram as competições de Vela, integrando as Comissões de Regata, Comissões de Protestos, Júris, Equipas de Arbitragem, de Medições e de Classificação Funcional.

ARV

Associação Regional de Clubes de Vela

Autoridade Organizador

Ver Regra de Regata à Vela (RRV) 89.1 e sua prescrição.

BI

Bilhete de Identidade ou outro documento de identificação

Categoria (dos árbitros)

Quando se refere à Categoria de Juiz, Oficial de Regata, Umpire, MedidorCategoria (dos árbitros) – quando se refere à Categoria de Juiz, Oficial de Regata, Umpire, Medidorou Classificador Funcional.

Centros de Treino

São Centros de Treino, as organizações filiadas ou não-filiadas na FPV que assimCentros de Treino – são Centros de Treino, as organizações filiadas ou não-filiadas na FPV que assim sejam reconhecidas e certificadas por esta. Os Centros de Treino Certificados garantem um conjunto de serviços e de meios técnicos apropriados para o desenvolvimento de atividades ligadas ao treino de rendimento de vela, onde se inclui o acesso à água, salas de trabalho e de estudo, alojamento, ginásio, barcos de apoio e outro material técnico, capazes de receber não só atletas nacionais como também atletas e equipas estrangeiras que desejem treinar em Portugal.

COI

Comité Olímpico Internacional

Época (Desportiva)

Determina o período anual, com início a 1 de Outubro de cada ano.

Escola de Vela

São Escolas de Vela, as organizações filiadas ou não-filiadas na FPV se dediquem ao ensino da vela reconhecido e certificado pela FPV.

Especialidade

Quando se refere a um tipo específico de regata: Regatas de Frota, Match Racing, por Equipas, Slalom, Maratona, Ondas, Estilo Livre, Velocidade, etc.

FPV

Federação Portuguesa de Vela

IPDJ

Instituto Português do Desporto e da Juventude

ISAF

Federação Internacional de Vela

Prova de Apuramento

Prova cujos resultados são utilizados para o cálculo dum Critério de Apuramento definido e/ou aprovado pela FPV, ao abrigo do estipulado no ponto 11 deste regulamento.

Provas de âmbito Internacional

Qualquer prova que, no entender da FPV, preveja a participação de velejadores de outros países, além de velejadores portugueses.

Provas de âmbito Nacional

Qualquer prova que, no entender da FPV, preveja a participação de velejadores de mais regiões do país, além dos velejadores da região onde a prova se realiza.

Provas de âmbito Regional

Qualquer prova que, no entender da FPV, apenas preveja a participação de velejadores de uma só região.

Publicidade

O nome, logo, lema, descrição, representação, ou uma sua variação ou distorção, ou qualquer outra forma de comunicação que se destine a promover uma organização, pessoa, produto, serviço, marca ou conceito, de modo a chamar a atenção para qualquer deles ou a persuadir pessoas ou organizações a comprar, aprovar, ou de qualquer outro modo dar-lhes o seu apoio (ver 20.1.1 do Código de publicidade da ISAF).

Representação Nacional

No âmbito deste regulamento, todos os velejadores nacionais e respetivos treinadores, técnicos e dirigentes que participem numa prova internacional em representação do país, quer façam parte de uma Seleção Nacional ou não.

RRV

Regra de Regata à Vela

Seleção Nacional

O conjunto de velejadores, treinadores, técnicos de apoio e dirigentes convocados pela FPV e organizados sob a égide da mesma, que representam o país, em ações de preparação e participação competitiva.

Treinador

Todo aquele que, de acordo com a Lei, for credenciado pelo IPDJ para exercer a atividade de treinador de desporto, compreendendo o treino e a orientação competitiva de praticantes desportivos, bem como o enquadramento técnico de uma atividade desportiva exercida como profissão exclusiva ou principal ou, de forma habitual, sazonal ou ocasional, independentemente de auferir, ou não, uma remuneração.

:: Patrocinadores ::

:: Parceiros ::

:: Parceiros Media ::